Fechar

Bem-vindo a smarteca, a nova biblioteca digital dos profissionais portugueses.

Aproveite as vantagens de smarteca e resolva as dúvidas mais frequentes de forma imediata.

As FAQs estão agrupadas nas seguintes seções:

Se após a leitura destas FAQs pretende colocar outra questão, por favor, envie um email para: pt-clientes@wolterskluwer.com. Caso a sua consulta seja de interesse geral procedemos a incluí-la neste espaço.

FAQ’s Livraria

1. Em que consiste Smarteca?

Smarteca é a solução integral que permite trabalhar com a sua biblioteca profissional em qualquer momento, dispositivo ou lugar. Permite comprar e ler ebooks assim como trabalhar e pesquisar nessas publicações desde qualquer dispositivo, sem necessidade de mover o conteúdo entre eles. Com smarteca pode personalizar os seus ebooks adicionando notas e marcadores e criando pastas que reúnem toda a informação sobre uma determinada matéria ou assunto. Trata-se de uma solução imprescindível para o seu trabalho porque também permite trabalhar sem conexão à internet, sincronizando posteriormente as alterações (ver Como posso ler e trabalhar em smarteca sem conexão à Internet?).

2. Como posso adicionar smarteca ao meu ambiente de trabalho?

Para maior comodidade e facilidade no acesso pode adicionar smarteca ao seu ambiente de trabalho. Quando estiver no computador apenas tem que reduzir o tamanho da janela do navegador para, dessa forma, poder visualizar o ambiente de trabalho. Em seguida selecione o logo de smarteca e arraste-o para seu ambiente de trabalho.

3. Que produtos posso encontrar em Smarteca?

Todo o tipo de publicações: monografias, códigos, livros anuais, manuais atualizáveis, revistas

4. Em que dispositivos e suportes posso utilizar Smarteca?

Smarteca é compatível com todos os sistemas operativos e dispositivos (computador de mesa, portátil o Tablet).

5. Posso aceder a smarteca desde o meu smartphone?

A versão atual de smarteca está otimizada para Tablets e PCs.

6. Que requisitos necessita a aplicação?

Smarteca é compatível com qualquer navegador a partir das seguintes versões: Chrome 11, Firefox 4.0, Internet Explorer 10, Safari 3.1, Android Browser 3.0, iOS Safari 3.2 e Opera 10.5

7. Como instalo smarteca? É gratuito?

O acesso a smarteca é gratuito e não é necessário instalar nenhuma aplicação. Recomendamos que se registe como usuário em smarteca para que possa usufruir todas as suas funcionalidades e ofertas. Pode descobri-las descarregando aqui aqui algum dos ebooks gratuitos disponíveis.

8. Como me registo em Smarteca?

Para registar-se em Smartecatem apenas que introduzir os dados com os quais irá aceder a smarteca: o seu email e palavra-chave.

Se se esqueceu da sua palavra-chave clique no link “Esqueceu-se da palavra-chave?” que se encontra no formulário de registo.

Enviaremos a palavra-chave ao seu email com um link onde poderá escolher uma nova palavra-chave através do nosso servidor seguro.

9. Onde posso obter publicações para consultar em Smarteca?

Pode adquirir qualquer ebook que disponibilizamos na nossa livraria online smarteca. Se já é cliente de algum dos produtos de subscrição de Wolters Kluwer em papel, poderá adquirir a versão digital contatando com o nosso serviço de atenção ao cliente por telefone (+351) 308 804 615 ou por email pt-clientes@wolterskluwer.com. Recomendamos que experimente smarteca descarregando algum dos ebooks gratuitos aqui.

10. Tenho que ser cliente de algum produto Wolters Kluwer para aceder a smarteca? Como posso experimentar gratuitamente Smarteca?

Não é necessário ser cliente Wolters Kluwer para aceder a smarteca. Na livraria de smarteca oferecemos acessos gratuitos temporais a publicações e produtos demo para que tenha a oportunidade de conhecer as funcionalidades de smarteca e a qualidade dos nossos conteúdos.

11. Como funciona a compra de ebooks em Smarteca?

  • Uma vez selecionado o ebook na livraria smarteca, quando clica em “comprar”, esse produto irá ao seu carrinho de compras.
  • Terminada a seleção de produtos a comprar aceda ao seu carrinho e clique em “comprar”.
  • Quando clique em “comprar” será necessário identificar-se ou registar-se em smarteca para poder completar a compra.
  • Finalizado o processo encontrará os produtos disponíveis na sua biblioteca.
  • A partir desse momento poderá começar a ler e trabalhar o seu ebook.

12. Se tenho um produto em papel como posso obtê-lo também em Smarteca?

Os clientes Wolters Kluwer podem disfrutar de descontos importantes para incorporar os seus produtos a smarteca. Contate com o Serviço de Apoio ao Cliente (+351) 308 804 615 e informe-se se o seu produto está disponível em smarteca ou se dispõe de alguma promoção especial.

13. Existe diferença de preço entre as publicações em papel de Wolters Kluwer e as disponíveis em Smarteca?

O preço dos ebooks em smarteca é o mesmo que o produto em papel, o que permitirá disfrutar de todas as vantagens de smarteca sem nenhum custo adicional.

14. Qual é o preço de smarteca para renovar os meus ebooks o próximo ano?

No caso particular dos produtos de renovação, o preço será o mesmo da primeira compra, acrescentando o IPC correspondente.

15. Como se atualizam os ebooks que tenho descarregados na minha Biblioteca?

Em smarteca informaremos a data de atualização e disponibilizamos um link para consultar outras versões guardadas de um ebook.

16. Posso partilhar o acesso a Smarteca?

Os acessos a smarteca são pessoais para que cada usuário disfrute dos conteúdos com as suas próprias anotações. Dispomos de um serviço de licenças que permitirá que cada integrante de um mesmo escritório tenha acesso a uma versão pessoal em condições bastante vantajosas.

17. Posso aceder a smarteca se não tenho conexão à Internet?

Smarteca permite descarregar conteúdos e trabalhá-los em modo offline, procedendo à respetiva sincronização automaticamente quando volte a ter conexão.

18. Smartecaestá sempre atualizada?

Se utiliza mais de um dispositivo no seu trabalho (computador e Tablet), estes sincronizam-se automaticamente. Dessa forma, o seu trabalho está sempre atualizado e disponível, esteja onde estiver, e independentemente do dispositivo que utilizar.

19. Posso utilizar smarteca em vários dispositivos ao mesmo tempo?

Pode, e não existe um limite de acesso em vários dispositivos com o mesmo usuário e palavra-chave. Quando adquire um produto, smarteca armazena-o na nuvem o que permite lê-lo e trabalhar com ele desde os seus diferentes dispositivos. smarteca sincroniza-os de forma automática sem que tenha que preocupar-se com nada. Quando trabalhe sem conexão só tem que ter em consideração com que dispositivo quer trabalhar para previamente descarregar o ebook que lhe interesse (ver smarteca sem conexão).

20. Como posso aceder a smarteca se mudo de tablet ou PC?

Não se preocupe, smarteca armazena os seus produtos na nuvem o que permite ler ou trabalhar desde os seus diferentes dispositivos com sincronização automática. Se mudar de Tablet ou PC encontrará toda a sua informação no novo dispositivo.

21. Onde posso obter mais informação sobre smarteca?

Contate-nos através do Serviço de Atenção ao Cliente pelo telefone (+351) 308 804 615 ou por pt-clientes@wolterskluwer.com

FAQ’s Biblioteca

1. O que é a Biblioteca?

É a zona de smarteca onde encontrará todos os ebooks que tenha comprado, descarregado a versão demo ou uma promoção da nossa livraria. Desde a sua Biblioteca poderá ler e trabalhar com os seus ebooks, assim como pesquisar nos seus conteúdos. Na parte inferior da sua Biblioteca sugerimos ebooks que também lhe podem interessar.

2. Como acedo à minha Biblioteca?

Para aceder à sua Biblioteca deve estar logado em smarteca, por isso quando tente aceder pediremos o seu utilizador e palavra-chave (login). Introduza os dados e terá disponível a sua Biblioteca:

  • Se estiver conectado, acede em modo “nuvem” e desde qualquer dispositivo a todos os seus ebooks adquiridos em smarteca.
  • Se não estiver conectado, pode aceder aos documentos que tenha descarregado previamente nesse dispositivo (ver Ler e trabalhar sem conexão?).

3. Na minha Biblioteca posso ler os ebooks. Posso fazer algo mais?

Pode fazer muito mais: quando abre um ebook poderá marcar as páginas que lhe interessam, sublinhar textos, introduzir notas, copiar fragmentos e guardá-los numa Pasta. Dessa forma, poderá sempre recordar o que lhe pareceu interessante nesse momento, por que motivo lhe interessou e para que assunto o necessita.

4. Como posso pesquisar palavras ou frases de ebooks na minha Biblioteca?

Se pretender pesquisar uma palavra ou frase nos seus produtos smarteca:

  • Clique na lupa que aparece na parte superior esquerda do ecrã para abrir os campos de pesquisa,
  • Escreva o termo ou termos para pesquisa; oferecemos sugestões que poderá aceitar ou não,
  • Clique em Pesquisar e os resultados aparecem ordenados por tipo de publicação. Clique no sumário do resultado para aceder ao documento. Para recuperar a sua pesquisa clique no botão “Voltar à página inicial”. O motor de pesquisa da Biblioteca atua sobre todos os ebooks que tenha disponíveis e pesquisa sobre todo o conteúdo dos referidos ebooks.

5. Que produtos encontrarei na minha Biblioteca?

Todos os produtos que tenham comprado, aqueles que tenha descarregado gratuitamente em versão demo ou através da livraria smarteca, ou aqueles que lhe tenhamos oferecido. Os produtos recém-adquiridos aparecerão com a marca “Novo” no canto superior direito.

6. Posso organizar a minha Biblioteca?

Pode. Para que seja mais fácil encontrar os seus ebooks, pode organizá-los de diferentes formas:

  • por tipo de producto,
  • Por ordem de leitura recente ou
  • Por ordem alfabética.

Também pode selecionar o modo de visualização, clicando:

  • No ícone Estante ou
  • No ícone Lista .

7. Como sei se um produto anual ou atualizável tem alguma atualização disponível?

Pode confirmar se existem atualizações pendentes a através do ícone que se encontra na parte superior direita. Caso existe alguma atualização pendente de instalar será assinalado o número . Ao clicar no ícone aparecerá uma lista com todas as atualizações que pode descarregar.

8. Que sucede com as marcas ou notas pessoais dos meus ebooks quando estes forem atualizados?

Quando se trate de uma atualização de conteúdo do ebook, e dado que poderá ter realizado determinadas ações sobre o conteúdo da sua Biblioteca (ex. realces, notas, etc.), terá que optar entre:

  • Guardar uma cópia da última versão disponível na sua Biblioteca, ou
  • Substituir pela nova.

9. Que significa o ícone num ebook?

Significa que esteve a trabalhar com esse ebook e que por esse motivo este tem marcas: marca páginas, notas, realces ou sublinhados. Se aceder ao índice do ebook encontrará o resumo de todas as marcas existentes.

10. Como posso ver os ebooks com marcas e notas da minha Biblioteca?

Para maior comodidade incorporamos o ícone na barra superior . Clique no ícone e visualizará todos os seus ebooks com marcas, com um resumo das suas notas, extratos ou marca páginas.

11. Como converto um produto em Favorito?

Clique na estrela que aparece na capa do ebook. A estrela passará a azul para diferenciar de que se trata de um dos seus ebooks favoritos.

12. Como posso aceder aos meus Favoritos?

Na barra superior da sua Biblioteca aparece um ícone com uma estrela azul. Clique no ícone e smarteca mostrará todos os seus ebooks favoritos.

FAQ’s Leitor

1. O que é o leitor smarteca?

É o leitor de conteúdos através do qual poderá consultar os seus ebooks, navegar pelos índices ou realizar ações como introduzir notas, realces, marcas ou adicionar extratos às Pastas.

2. Como posso aceder ao meu leitor em smarteca?

Pode aceder tanto desde a lista de resultados, depois de efetuar uma pesquisa na sua Biblioteca, como desde o detalhe concreto de um ebook. Após a compra ou descarga de produtos gratuitos o demo na nossa Livraria, pode começar a ler clicando no respetivo título ou na capa do ebook. Clique na parte direita para avançar de página e na parte esquerda para voltar à pagina anterior. Também pode avançar ou recuar nas páginas através da barra que aparece na parte inferior. Se preferir mover-se através do índice clique no ícone e poderá visualizar os capítulos e epígrafes.

  • Se clicar sobre a capa ou sobre o título de um ebook ainda não consultado, smarteca posiciona-o na capa da publicação.
  • Se clicar num ebook já consultado anteriormente, smarteca posiciona-o na página em que se encontrava no momento em que fechou a publicação.

3. Estou a consultar um ebook. Como posso aceder ou voltar ao índice?

Clique no ícone que se encontra na parte superior direita do Leitor e smarteca posiciona-o no índice de conteúdos.

4. Posso pesquisar conteúdos no meu Leitor?

Pode. Uma vez aberto um ebook pode pesquisar de diferentes formas:

  • Se localizar a epígrafe que procura no índice, clique sobre ela e é dirigido a esse ponto concreto do seu Leitor.
  • Se o que pretende é pesquisar um conteúdo dentro do índice, utilize a barra de pesquisa que se encontra antes da lista de conteúdos.
  • Se, por outro lado, o que pretende é procurar um conteúdo dentro do ebook, clique no ícone que aparece em toda a navegação na parte superior direita . Visualizará uma janela onde sugerimos resultados relacionados com a sua pesquisa. Pode selecionar uma as sugestões e clicar em “Pesquisar” ou simplesmente clique em “Pesquisar” se pretende ignorar as sugestões.

Pode visualizar todas as entradas que contenham os termos selecionados. Clique sobre a entrada que lhe interesse e o leitor dirige-o a esse fragmento, indicando com o ícone . Se pretender recuperar algum dos resultados anteriores da sua pesquisa, simplesmente clique de novo sobre a lupa.

5. Como posso trabalhar com o meu Leitor?

Selecione o fragmento que lhe interessa no seu Leitor e smarteca oferece-lhe automaticamente as seguintes funcionalidades:

  • Copiar a seleção para posteriormente colar num documento fora de smarteca ou em algum extrato ou nota dentro de smarteca;
  • Realçar textos com diferentes cores;
  • Criar notas relativas a um conteúdo ao qual pretende regressar posteriormente;
  • Selecionar extratos para adicioná-los a uma Pasta já existente ou a uma nova Pasta que crie nesse momento;
  • Pesquisar o texto selecionado no resto do ebook.

Além de todas estas funcionalidades pode colocar marcadores em quantas páginas pretenda para regressar mais tarde.

6. Que são os marcadores?

Em Smarteca chamamos marcadores aos sinais que permitem identificar uma ou várias páginas interessantes de um ebook. Podemos voltar a elas desde o índice de “Anotações”, onde se identificam com o ícone e se visualiza a data da respectiva criação. Ao clicar sobre o texto é dirigido ao ponto marcado, no qual encontra o ícone à esquerda e o marcador em azul na parte direita. Pode introduzir tantos marcadores como necessite.

7. Que são os realces?

Em Smarteca chamamos realces aos textos destacados dentro do ebook. Oferecemos seis cores diferentes de destacado para evidenciar esses fragmentos que são especialmente interessantes ou que lhe chamaram a atenção por algum motivo. Posteriormente poderá regressar a esses fragmentos, entrando no índice “Anotações”. Os realces são identificados com o ícone e poderá ver também a data de criação. Clicando sobre o texto será dirigido ao texto realçado com a cor selecionada. Para eliminar um realce selecione o fragmento e smarteca oferece-lhe essa opção.

Sugestão: combine realces com notas quando, por exemplo, queira deixar uma nota sobre o interesse desse fragmento que estar a ler.

8. Para que servem as notas?

Em Smarteca pensámos que seria útil poder criar notas ao longo de um texto para indicar aquilo que lhe interessou nessa publicação em concreto, em que processo vai utilizar esse fragmento ou para qualquer outra reflexão que queira recordar. Uma vez selecionado um fragmento, smarteca oferece-lhe essa opção.

  • Depois de selecionar um fragmento, visualizará uma janela emergente na qual pode escrever a mensagem que quer recordar a propósito dessa passagem que está a ler.
  • Clique em guardar e encontrará o ícone no ponto onde criou a sua nota
  • Se clicar sobre o ícone poderá modificar ou eliminar a nota.
  • Quando quiser recuperar as notas que criou num ebook, clique no índice “Anotações”. Poderá ver as notas identificadas com o ícone , a data de criação de cada uma e o texto que escreveu na nota associada ao parágrafo onde a escreveu.

Sugestão: combine as notas com os realces ou com os extratos adicionados às Pastas para deixar nota, por exemplo, do motivo do interesse de um fragmento realçado.

9. Que são os extratos para adicionar às Pastas?

Em Smarteca chamados extratos aos fragmentos de texto que vamos adicionando a uma Pasta. Cada Pasta indicará de quantos extratos está composta assim como de que ebook procedem. Uma vez selecionado um fragmento, em smarteca oferecemos essa opção.

  • Depois de selecionar um fragmento, visualizará uma janela onde pode escrever a mensagem que quer recordar a propósito do extrato que será incluído numa Pasta.
  • Em seguida pode selecionar uma Pasta existente ou que criar uma nova.
  • Clique em “Aceitar” e encontrará o ícone no ponto onde criou o seu extrato.
  • Ao clicar no ícone poderá modificar ou eliminar o extrato
  • Quando quiser recuperar os extratos de um ebook que tenha enviado a uma ou várias Pastas, clique no índice “Anotações”. Poderá ver os extratos identificados com o ícone , a data de criação de cada um e o texto que escreveu na nota associada ao parágrafo onde a escreveu. Clicando na nota será dirigido ao referido fragmento.
  • Clicando no extrato será dirigido ao referido fragmento.

10. Recordo que este ebook me interessou muito. Como posso ver as notas, realces ou extratos que incluí?

De várias formas:

  • Quando um ebook tem alguma marca, uma vez que acedemos ao Leitor, encontramos um resumo de todas as marcas imediatamente a seguir à capa da publicação;
  • Por outro lado, à direita do índice do ebook aparecem os ícones correspondentes a cada uma das marcas junto à epígrafe ou página onde se criou;
  • Podemos ainda navegar pelos textos marcados uma vez que junto às etiquetas “Descrição” e “Índice” aparece outra etiqueta denominada “Anotações”. Nessa etiqueta poderá encontrar todas as marcas realizadas, com indicação do tipo concreto (nota, realce, marcador o extrato para Pasta) e com um motor de pesquisa de termos que atua diretamente nessa seleção de conteúdos, para maior comodidade.

11. Como posso ler e trabalhar em smarteca se não tenho conexão à Internet?

Em Smarteca sabemos que nem sempre é possível estar conectado. Por isso pensamos que seria cómodo poder ler e trabalhar com os seus ebooks quando não disponha de conexão. Para isso, desenvolvemos um sistema de descarga (offline) no seu Tablet ou PC.

  • Quando preveja que vai estar sem conexão, mas enquanto estiver conectado, descarregue os produtos com os quais pretende trabalhar.
  • Ao clicar no ícone que aparece na capa dos ebooks, observará que a cor muda para azul, uma vez finalizada a descarga.
  • Para leitura sem conexão clique no ícone que aparece na barra superior da sua Biblioteca, junto à nuvem, onde encontrará os produtos descarregados nesse dispositivo.

A partir desse momento já pode ler e trabalhar os ebooks descarregados. Pode utilizar todas as funcionalidades do seu leitor: marcar páginas e selecionar fragmentos para copiar, realçar textos, criar notas, adicionar extratos às Pastas já existentes ou efetuar pesquisas.

Deve ter em conta que no caso dos Tablets da Apple (não ocorre em PCs, portáteis ou outros Tablets) existe um limite, por parte do sistema operativo iOS, de ebooks que podem armazenar-se offline. Vai depender do tamanho de cada ebook, mas pode limitar-se a um só elemento (os mais extensos) até um máximo de uma dezena em outros casos. Esta limitação escapa ao nosso âmbito, mas confiamos que desaparecerá num futuro próximo.

12. Como posso aceder ao índice de um ebook atualizável?

Quando um ebook tem atualizações, ao aceder ao índice encontrará uma etiqueta que mostra um resumo dos conteúdos que se atualizaram em cada uma das versões descarregadas desse ebook ou das pendentes de atualizar.

13. Posso ajustar a tonalidade do Leitor?

Pode. Para que a sua leitura seja mais cómoda pode eleger entre as seguintes opções de visualização:

  • Negro sobre branco;
  • Negro sobre sépia;
  • Branco sobre negro.

Para isso:

  • Selecione a opção que lhe interessa na janela que emerge ao clicar no ícone que aparece na parte inferior direita do Leitor.
  • Na parte central pré-visualiza o resultado.
  • Quando encontre a configuração mais adequada clique em “Aplicar modificações”.

14. Posso ampliar ou reduzir o tamanho da letra do Leitor?

Pode. Para que a leitura seja mais cómoda pode escolher entre vários tamanhos de letra:

  • Mova o cursor que aparece na parte superior da janela que emerge ao clicar no ícone que aparece na parte inferior direita do Leitor.
  • O tamanho menor encontra-se no extremo esquerdo e o maior no extremo direito.
  • Na parte central pré-visualiza o resultado.
  • Quando encontre a configuração mais adequada clique em “Aplicar modificações”.

15. Como posso modificar a visualização do Leitor de uma a duas páginas ou vice-versa?

Ao clicar no ícone que aparece na parte inferior direita do Leitor, na janela emergente, oferecemos estas duas opções: selecione uma delas depois de pré-visualizar o resultado na parte central. Em seguida clique em “Aplicar modificações”.

FAQ’s Pastas

1. O que é uma Pasta?

É um conjunto de fragmentos ou extratos de um ou vários ebooks que se associam a um determinado assunto ou processo. Permite agrupar toda a informação interessante tratada em diferentes ebooks sem ter que se lembrar onde a viu ou em que ebook a leu.

2. Como crio uma Pasta enquanto estou a ler um texto?

Quando localize informação do seu interesse, selecione-a e smarteca proporciona várias opções, entre elas “Pasta”.

    • Ao clicar em “Pasta” encontrará esta janela. Sugerimos que acrescente um comentário descritivo para identificar posteriormente o fragmento selecionado:
    • Ao clicar em “Adicionar a uma Pasta”, smarteca oferece a possibilidade de criar uma nova Pasta ou selecionar alguma anteriormente criada. Quando crie uma nova Pasta atribua um título e, se entender adequado, uma nota descritiva (por exemplo, se a Pasta é sobre a prova em processo civil, acrescente na descrição para que processo ou assunto lhe interessa utilizar).

3. Posso criar uma Pasta antes de selecionar a documentação que incluirei nela?

Pode:

  • Entre na zona de Pastas de smarteca clicando no ícone que está localizado na parte superior direita da Biblioteca;
  • Clique no botão “+” ,
  • Depois de preencher os campos terá criada a sua nova Pasta.

4. Acabo de criar uma Pasta desde o texto que estou a ler. Como posso saber que a criei corretamente?

No momento em que adicione a primeira informação interessante (extrato) a uma nova Pasta, aparecerá o ícone no final do último parágrafo do texto selecionado.

5. Como acedo às minhas Pastas?

Pode aceder facilmente à lista de todas as suas Pastas clicando no ícone que está localizado na parte superior direita da sua Biblioteca. Selecione a Pasta que lhe interessa clicando sobre o respectivo título. A partir daí já pode começar a trabalhar.

6. O que é um extrato?

Em Smarteca chamamos extratos aos fragmentos de texto que adicionamos às Pastas. Cada Pasta indicará quanto extratos a integram assim como de que ebook procedem.

7. Como sei de que ebooks procedem as minhas Pastas?

Quando acede à zona das suas Pastas visualiza uma lista:

  • Depois do título de cada pasta pode visualizar a capa dos três últimos ebooks dos quais procedem os extratos;
  • Em cada Pasta pode visualizar a lista de extratos e para cada um dos extratos tem disponível, à direita do ecrã, a capa do ebook de onde procede assim como a data em que foi adicionado.

8. Estou a ler um ebook e quero ir à Pasta à qual enviei um extrato. Como posso aceder?

As Pastas nas quais participa um ebook aparecem depois da capa que smarteca mostra junto ao índice. Clique sobre o título da Pasta que pretende consultar e acederá ao seu conteúdo.

9. Como acedo a um extrato desde a minha Pasta?

Uma vez aberta uma Pasta, ao clicar sobre o extrato que lhe interessa, será dirigido ao ebook do qual se extraiu. Os ícones e indicam o princípio e o fim do extrato, respectivamente.

10. Posso consultar as minhas Pastas fora de smarteca?

Pode. Ao clicar no ícone pode imprimir, guardar como documento Word ou partilhar por email as suas Pastas.

11. Como pesquiso uma palavra ou texto entre os extratos das minhas Pastas?

  • Se estiver a trabalhar com uma Pasta clique na lupa que aparece na parte superior esquerda do ecrã, escreva o termo ou frase, sugerimos resultados que pode aceitar ou não, e clique em pesquisar. Os resultados aparecem ordenados por extratos. Clique no resultado que lhe interessa e será posicionado no extrato correspondente dentro do ebook.
  • Também pode utilizar o motor de pesquisa desde a lista de Pastas: atua em todos os recortes de todas as suas Pastas.

12. Posso organizar os extratos das minhas Pastas?

Pode. smarteca permite-lhe ordenar os extratos através de qualquer um dos três critérios:

  • Publicação,
  • Data de incorporação à Pasta e
  • Ordem alfabética

Também pode arrastar e mover manualmente clicando previamente no ícone da Pasta selecionada e posteriormente para guardar as modificações.

13. Posso editar os extratos das minhas Pastas?

Pode:

  • Uma vez aberta uma Pasta, clique no ícone .
  • Selecione um extrato e escreva sobre ele ou elimine-o.
  • Quando termina a edição clique em para guardar as modificações.

14. Como elimino os extratos de uma Pasta que já não me interessam?

Clique sobre o ícone que aparece à direita da lista de extratos e, em seguida, clique em para guardar a modificação na sua Pasta. smarteca elimina todos os ícones nos ebooks de que proceda.

15. Que acontece com os extratos de um ebook que sofre uma atualização?

Os extratos mantêm-se na versão na qual foram criados.

16. Como modifico o título e/ou a descrição das minhas Pastas?

  • Clique no ícone da sua Biblioteca.
  • Clique no ícone e aparecerá uma lista com todas as suas Pastas.
  • Posicionando-se sobre o título ou descrição de cada uma das Pastas poderá efetuar todas as modificações que necessite.
  • Clique em para guardar as modificações.

17. Como elimino uma Pasta?

  • Clique no ícone da sua Biblioteca.
  • Clique no ícone .
  • Aparece uma lista das suas Pastas: à esquerda do título de cada uma delas encontrará o ícone . Apenas tem que clicar sobre esse ícone.
  • Clique em para guardar as modificações.

18. Tenho que estar logado para trabalhar com as minhas Pastas?

Sim, é necessário ter introduzido o utilizador e palavra-chave que o certificam como o usuário da sua Biblioteca de smarteca.

19. Como posso aceder às minhas Pastas sem conexão à Internet?

Com Smarteca poderá aceder às suas Pastas ainda que não tenha conexão à Internet. Apenas terá que ter em conta que quando esteja sem conexão não poderá criar Pastas novas, enviar por email ou guardar em Word. A próxima vez que se conecte à internet encontrará todas as modificações realizadas nas suas Pastas: smarteca encarrega-se de sincronizar todos os conteúdos de forma automática.